RECURSOS TECNOLÓGICOS

 O Centro de Educação “Meu Caminho”, possui a mais alta tecnologia para auxiliar de forma significativa a evolução da aprendizagem.
Para ministrar as aulas, os professores contam com salas de aula equipadas com lousas digitais (touch) de última geração, com o programa classbuilder que oferece recursos para deixar os slides ainda mais interativos e atraentes. As aulas de robótica também ganharam uma nova ferramenta: tabletes. Com os Tabletes, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental acompanham de forma simultânea todo o conteúdo pedagógico que é exibido no computador. O professor fomenta o processo de aprendizagem com a ferramenta digital estimulando o conhecimento de forma dinâmica e ativa. Desta forma, os alunos tornam-se capazes de desenvolver novas habilidades e vivenciar experiências que contribuirão ativamente para o processo de construção do conhecimento.

 O aluno por sua vez tem em casa uma extensão da escola, o Portal do COC, que além do livro eletrônico também oferece outros recursos tais como: revisão online dos conteúdos, vídeos, informe dos vestibulares e aulas multimídia.

Robótica

O Programa LEGO de Educação Tecnológica se apresenta como alternativa viável para a preparação do aluno com vistas à superação de desafios cotidianos, por meio de um ambiente de aprendizagem rico em estratégias que o conduza à socialização e ao autodesenvolvimento, além de possibilitar o fortalecimento das bases sociais do cidadão e do exercício em comunidade.
Ao contratar assoluções de aprendizagem do ZOOM neste ano a “Escola Meu Caminho – COC” buscou mais do que um serviço educacional: queria um parceiro que pudesse contribuir com a visão e com a missão de construir conhecimento em um ambiente harmonioso e que acrescentasse valor ao que já vinha sendo oferecido na grade curricular da escola. E foi o que aconteceu. Depois de notar o entusiasmo de pais, alunos e professores, a escola, iniciou a parceria.

                                                          

 

Metodologia LEGO ZOOM de Ensino

A Metodologia LEGO ZOOM foi desenvolvida para ser executada e aplicada em quatro fases, quais sejam:

CONTEXTUALIZAR: O professorfaz com que o aluno “se ligue” a um determinado tema. Esse tema estabeleceuma conexão entre os conhecimentos prévios do aluno com os novos, estando sempre relacionados com uma prática. O aluno tem contato com os conceitos tecnológicos e o professor utiliza predominantemente o processo de mediação.

CONSTRUIR: O aluno põe “mãos à massa”, fazendo uma montagem relacionada com o tema da fase anterior. Seymour Papert diz: “Quando ‘raciocinamos comnossos dedos’, liberamos energias criativas,modos de pensamento e modos de ver as coisas que, de outra forma, nunca poderiam ser liberados”.

ANALISAR: Nessa fase, os alunos vão apresentar as montagens, explicar seu funcionamento, corrigir eventuais erros e validar o Programa.O professor fará, com seus alunos, uma mediação do raciocínio tecnológicosobre todas as montagens apresentadas.

CONTINUAR: Nessa fase, o aluno vai resolver uma situação-problema proposta pela Revista ZOOM. Assim o aluno terá oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, modificando sua montagem para adequá-la às novas necessidades. Nesse momento, o professor fará a mediação do raciocínio lógico.

                                                                                                             

 Os alunos (6º ao 9º ano E.F.) também dispõem de computadores e tabletes instalados na Sala de Robótica para programação dos robôs.

Diariamente, os pais podem acompanhar o desempenho do seu filho através do nosso portal.