ESPAÇO FÍSICO

         Educação Infantil

         O espaço físico de nossa escola é privilegiado, com uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil. O espaço físico é um elemento indispensável a ser observado. É onde a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um plano de fundo no qual se insere emoções.
        Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a afinidade que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado.

         Os espaços construídos para criança e com a criança devem ser explorados pela mesma, em uma relação de interação total, de aprendizagem, de troca de saberes entre os pares, de liberdade de ir e vir, de prazer, de individualidades, de partilhas, enfim, de se divertir aprendendo. 

  

 

Ensino Fundamental

        Buscando compreender as contribuições do ambiente físico ao desenvolvimento e aprendizagem, devemos levar em consideração que:

     “Para qualquer ser vivo, o espaço é vital, não apenas para a sobrevivência, mas sobretudo para o seu desenvolvimento. Para o ser humano, o espaço, além de ser um elemento potencialmente mensurável, é o lugar de reconhecimento de si e dos outros, porque é no espaço  que ele se movimenta, realiza atividades, estabelece relações sociais”. (Lima, 1995, p. 187)

       Neste sentido, o ambiente físico é uma variável importante. Os objetos, os espaços disponíveis para cada atividade, podem funcionar como facilitadores deste processo de aprendizagem, oferecendo mais alternativas para a percepção e criatividade de cada um.

 

Ensino Médio

         O espaço escolar tornou-se um ambiente formador de personalidades e de representações. Sua estrutura física deve ser atrativa para os alunos de forma que eles possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e desenvolverem seu pensamento crítico.
         Uma breve compreensão da importância que a infraestrutura e o espaço escolar apresentam e de como se relacionam com o processo de aprendizagem é um fato de grande relevância para que se possa estabelecer o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais. Uma habilidade é desenvolvida quando o indivíduo consegue associar seu conhecimento adquirido ao meio que se vive.