ENSINO FUNDAMENTAL

EQUIPE

 

O Centro de  Educação "Meu Caminho", conta com uma equipe altamente capacitada, experiente, responsável e comprometida com a proposta educacional da escola. 

Todos os profissionais são especialistas em suas áreas de atuação e recebem suporte e treinamento da direção, coordenação  e do sistema de Ensino COC.

A equipe visa  despertar a vontade de aprender e  incentiva o hábito de estudo diário, provocando assim o  efetivo aprendizado.

 

MATERIAL DIDÁTICO

O material permite conhecer a realidade e atuar sobre ela, fazendo intervenções, por meio de ações físicas ou mentais.

Possibilita descobrir as relações e as conexões entre a nova aprendizagem e o conhecimento anterior.

Favorece a utilização do conhecimento aprendido em novas condições e contextos.

Há a utilização de uma lógica na organização dos conteúdos, que vai do geral e simples para o específico e complexo. Há também a utilização de situações-problema e “oficinas”, motivando desafios, descobertas, curiosidades etc.

É imprescindível a aquisição de valores fundamentais, tais como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente, relações sociais e conteúdos intensamente trabalhados no Ensino Fundamental. Principalmente neste milênio, essas “qualidades” têm sido valorizadas e exigidas. Dessa forma, os livros do Ensino Fundamental, estão estruturados por Eixos Temáticos, em quatro grandes pilares adequadamente integrados a esse novo contexto.

  • Conectar – estar ligado (plugado) com a realidade, aprender a conhecer.
  • Construir – aprender a fazer, desenvolver habilidades e competências.
  • Contemplar – aprender a viver junto, compartilhar, olhar para o outro.
  • Continuar – aprender a ser um eterno aprendiz.

Os livros que compõem o material didático privilegiam a integração entre as várias áreas do conhecimento, buscando a interdisciplinaridade.
Essa coleção tem como pressuposto a perspectiva de construção do conhecimento, em que o aluno é o sujeito, e não o objeto. Permite a aquisição da aprendizagem, garantindo que seja potencialmente significativa.

A ação ensino-aprendizagem acontece dentro de uma interação social, por meio de análise reflexiva: diferentes formas de pensar e aprender.

Com a interconexão proporcionada pelos livros entre as áreas do conhecimento, o curso torna-se multidisci­plinar, pluridisciplinar e interdisciplinar.